segunda-feira, 28 de julho de 2014

Descobrindo a Serra Gaúcha - Picada Café (Parte 2)

Heii queridos viajantes. 
Lembram-se que eu fiquei de falar sobre o Parque Jorge Kuhn em Picada Café? 
Pois é, hoje eu falarei sobre ele. 


O Parque Municipal Jorge Kuhn é um lugar super agradável para se passear, fazer um piquenique, levar as bicicletas ou simplesmente sentar em um dos seus bancos. Está localizado na cidade de Picada Café, na curva antes de iniciar a subida para Nova Petrópolis.


O atrativo principal do Parque é um moinho antigo com roda de ferro (fotos acima). Mas, além do moinho, preserva o conjunto da antiga venda, açougue, matadouro e residência da Família Kuhn, bem como a Biblioteca Pública Municipal José Lutzenberger, complexo histórico integrado à área verde do Parque (fotos abaixo).  



Conta ainda com um playground com brinquedos de madeira, lindos! E um laguinho, onde tem um monte de banquinhos em volta para você sentar e apreciar o dia. 

Algumas festas são realizadas no Parque, durante o ano. Em 2014, o calendário está assim: em setembro, do dia 14 ao dia 20 ocorre a Semana Farroupilha; de 03 a 06 de outubro, a 13ª Feira do Livro; e pra abrilhantar ainda mais o período natalino, é possível desfrutar do Natal no Parque entre os dias 1 e 31 de dezembro. 

Fora essas datas, durante o ano ainda ocorrem o Picada Café Lazer e Diversão para o seu Verão, entre janeiro e março. E no período da Páscoa, no parque ocorrem apresentações artísticas e comercialização de chocolate. 

Duas festas são destaque na cidade de Picada Café e também ocorrem no Parque Jorge Kunh. A primeira é a Kaffeeschneis'Fest com apresentações culturais, shows e exposição da indústria e comércio. A Segunda é a Festa do Café, Cuca e Linguiça que tem como atividades: oficinas, apresentações culturais, jogos germânicos e comercialização de produtos coloniais. 

No dia em que estivemos no parque, o céu estava lindo. Na casa da Família Kunh, onde tudo é preservado original, tinha diversos produtos coloniais para comprar: queijo, mel, frutas, shimiers, cucas, pães...


Há ainda uma casa onde é vendido artesanato, com produtos feitos por diversas artesãos da região.


Não é preciso pagar entrada no parque e pode-se passar o dia todo por lá, tem vários lugares lindos para piquenique e muita coisa legal para visitar. Tem flores bem lindinhas para você observar. Vale cada minuto que você passa lá! 





 Eu estou apaixonada pelo lugar. É tudo tão simples e ao mesmo tempo tão lindo =) 

Que vocês possam sentir a paz e o amor do bondoso Deus nesse lugar. É uma calmaria, tantos detalhes naturais lindos (flores, árvores, riozinho) e tanta coisa construída pelo homem que só pode ter sido por inspiração divina, lindo demais o Parque. 

Você já conhece o lugar? Tem mais dicas para dar? 
Aproveite o espaço dos comentários. 

Até a próxima.








 

3 comentários:

  1. Que lugar liiiiiiiiiiiiindo, Ju!
    deu vontade de casar aí hahaha

    ResponderExcluir
  2. Se não fosse tão longe da PB, eu ia ser a primeira a te incentivar hauahauha

    ResponderExcluir
  3. Que lugar lindo, é bom saber que no Brasil existem esses lugares mágicos, como um paraíso. No RS tem lugares divinos, eu sempre ouço falar. parabéns belas fotos.

    ResponderExcluir