terça-feira, 12 de agosto de 2014

Descobrindo a Serra Gaúcha - Nova Petrópolis

Continuando a nossa viagem em comemoração ao primeiro ano de casamento, passamos o domingo em Nova Petrópolis, uma cidade linda e cheia de detalhes. Assim como fiz com Picada Café, vou dividir o post em dois. 
No primeiro, vou falar sobre o Parque do Imigrante e o Labirinto. No segundo, vou falar sobre o café colonial que nós conhecemos e a torre de observação. 

Então, vamos começar pelo Parque Aldeia do Imigrante. Como sou descendente de alemães, me vi apaixonada pelo lugar, poderia passar o dia todo lá e ainda não conheceria todos os detalhes.


O Parque é dividido em duas áreas: a aldeia bávara e a aldeia histórica.


Na primeira, existem várias lojinhas, com produtos pra comprar, restaurante, lanchonetes e um espaço para apresentações artísticas, além do salão de baile. 

 

Na segunda, estão localizados vários espaços ao estilo alemão: casa do professor, venda com salão de festas, igreja luterana, cemitério, escola, ferraria, casa do pastor e o museu histórico municipal, com peças de pessoas que colonizaram a região. TUDO lindo =) 

 

 





No parque também está a primeira cooperativa de crédito brasileira, a ideia inicial do que hoje é o SICREDI. 


O parque foi inaugurado inicialmente em 12 de janeiro de 1985, ocupando uma área de aproximadamente 10 hectares, sendo que grande parte corresponde a mata nativa.



A coisa mais apaixonante do parque é a possibilidade de fazer fotos ao estilo alemão antigo, no estúdio Germano Schüür. Esse é o que fica na aldeia histórica e ao que eu vi, faz as fotos mais bonitas. O estúdio da aldeia bávara não tem fotos tão legais, porque falta os prédios que existem na parte histórica, então, embora faça as fotos, não são "tão reais".




O parque ainda conta com alguns lagos, sendo que em um deles é possível fazer um passeio de pedalinho. 


Para as pessoas com dificuldade de locomoção, é possível alugar um carrinho "de golf" ao custo de R$5,00 por pessoa. 


O Labirinto está localizado no centro da cidade de Nova Petrópolis, ao lado da rua coberta. Na rua coberta, principalmente no inverno, é possível acompanhar espetáculos artísticos, além de saborear um delicioso chocolate quente, além de vários salgados e doces alemães. Em frente ao labirinto, é vendido alfajor com doce de leite uruguaio, é divino, e eu paguei só R$3,00 a unidade. 

Este lugar é maravilhoso para um momento de diversão em família. Como eu estava com a perna lesionada, o Fabrício fez sozinho, mas enquanto eu o esperava, fiquei observando, avós com os netos, casais de namorado, crianças e mais uma infinidade de pessoas procurando pelo centro do labirinto. O mais legal é que todo mundo voltada rindo, mesmo tendo errado por diversas vezes o caminho até o centro e em muitas vezes se perdendo.

Ao lado da rua coberta e do labirinto tem um pequeno shopping para compra de malhas, produtos eletrônicos e mais uma série de produtos, com preços bem atrativos.

E então, gostaram? 
No próximo post vamos conversar sobre o delicioso café colonial de Nova Petrópolis, chamado Plátanos e a torre de observação.
Já conhece Nova Petrópolis? Me fale da sua experiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário