domingo, 17 de fevereiro de 2013

Entrevistas e Viagens - Santa Cruz de La Sierra com Mauro

Eii galera bonita. Como vocês estão hein?
Hoje vou começar uma longa conversa com o Maurão.
Ele esteve no período de férias fazendo um Mochilão de 24 dias pela Bolívia, Chile e Peru. 

Assim como fiz com a  Carol, vou precisar dividir o post do Maurão em vários. 
A primeira cidade é Santa Cruz de La Sierra, onde tudo começou.

Então, vamos lá né?



MOTIVO DA VIAGEM

Bom, o maior motivo da minha viagem, não somente dessa em especial, mas de todas, é conhecer o mundo, mas não somente as localidades, como também as pessoas, as culturas, as diferenças. Sempre tive vontade de viajar por ai, e só agora, com 23 anos, consegui !



PREPARAÇÃO PARA A VIAGEM
Antes de tudo, como um bom mochileiro, vou explicar brevemente o que é um mochileiro, ou o que significa viajar de mochila!

Backpacker,  ou mochileiro em português são pessoas que praticam o “backpacking”, que é uma cultura que abrange pessoas entre 16 e 80 anos, que viajam explorando o mundo, na maioria das vezes, com uma verba limitada de dinheiro, uma mochila nas costas e desejo de conhecer novos lugares e cultura.

Eles procuram lugares exóticos e têm uma maneira peculiar de observar as paisagens e o ambiente dos locais visitados. Dormem em albergues da juventude, utilizam serviços de hospitalidade grátis e compram alimentos e bebidas em supermercados ou pequenos restaurantes locais. São geralmente muito sociais e, a todo o momento, fazem amizades com outros mochileiros pela estrada e com os habitantes das localidades visitadas.


Agora podemos continuar !

Retirado do meu blog http://maurobrandaopacking.wordpress.com/2012/10/09/backpackers-mochileiros/
 
Vale dar uma passadinha por lá galera!



Bom, como me preparei para a viagem ? Hehehe !! Li Muito !!!


Todo mochileiro que está começando, tem que ler reler, ler novamente os relatos de outros mochileiros que já fizeram o roteiro que ele pretende fazer. E o melhor lugar para se achar informações sobre uma viagem de mochila, mas não somente a viagem de mochila como também um turismo normal, é o site/Fórum http://www.mochileiros.com.


Lá você encontra variados relatos de mochilões realizados ao redor do mundo! É o lugar dos mochileiros brasileiros. Lá você conhece muita gente bacana, que pode tirar todas as suas dúvidas (se ele souber), e te ajudar até em algumas coisas.


Eu mesmo, quando comecei a planejar, tinha na cabeça em ir somente a Machu Picchu e ponto, mas através de um relato que li, me vi obrigado a aumentar 
minha viagem.


Então, leia muito, saiba o destino que tu quer ir, pesquise sobre ele, e o que o país, ou a região tem a oferecer! Pesquisa bastante, com isso garanto que tu não vai perder as melhores coisas (pra você) da viagem.


Bom, agora vamos para a parte material. Eu queria viajar no estilo mochileiro, mas não tinha a coisa principal de um mochileiro. A Mochila!! E olha, não imaginava que ia gastar como gastei antes de ir!


Como não tinha mochila para viajar assim, fui pesquisar algumas. As melhores estão em torno de R$ 350,00 a R$1.000,00 reais ! Isso mesmo, e existem mais caras que isso. Mas se querem saber a minha opinião, vejo que não precisa comprar uma mochila tão cara para viajar, mas tem que comprar uma mochila boa. Eu comprei a minha mochila na decatlhon, ela custava R$550,00 reais ! 
Mas com uma promoção e desconto, comprei por R$350,00 !! Mas uma dica eu dou para quem estiver vendo isso aqui e quer mochilar. Compre uma mochila com abertura frontal, abertura na frente, com zíper e tal, e no mínimo que tenha 60 litros para cima !! A Abertura frontal é para tu ter facilidade de montar e retirar coisas da sua mochila, sem ter que ficar bagunçando e retirando coisas dela toda vez que precisar de algo que esta no fundo da mochila ! E de no mínimo com 60Litros  que acho que é o mínimo para se viajar mais de 15  dias !


Comprei também uma bota quéchua forclaz 100 na decatlhon ( quéchua é a marca da decatlhon, e é ótima e mais barata) por R$180 reais, impermeável. Ela é confortável, e quando chove, não entra agua de jeito nenhum !! Aprovada !!!


Comprei ainda umas camisetas que secam rápido, as famosas dryfit, um relógio sport ! Tudo na decatlhon !! Sou fan dessa loja, por ser tudo barato e de ótima qualidade!


Fiz meu passaporte, mas não é necessário para viajar pela América do sul, mas queria ele para carimbar! Fiz a carteirinha de estudante internacional aqui também, e uma coisa muito importante para o viajante, que é o Seguro de viagem!!!

Lembra que já falamos sobre isso no blog?? Para completar as informações, vale clicar aqui.

É um plano de saúde que cobre várias coisas, como medicamentos se tu ficar doente, e várias outras coisas em caso de acidentes. Mas cada plano tem a sua cobertura! Você pode verificar em alguma agência de viajem ou procurar nesse site - http://www.comparaonline.com.br/seguro-viagem .

Bom, como eu iria fazer a viagem toda de ônibus, não tive que reservar nada ! Nem comprar passagem de avião, nem nada do tipo ! Agora, só esperei o dia chegar, comprei a passagem de ônibus daqui de londrina pela Motta e parti para campo grande dia 9 de janeiro de 2013 rumo a Bolívia !


COMPANHIA AÉREA/RODOVIÁRIA


Como fui de Bus, aqui no Brasil peguei ônibus de Londrina até Campo Grande com a Motta, e de Campo Grande até Corumbá com a Andorinha !


Em relação aos ônibus da motta, não tenho muito que dizer, não “Normais”, principalmente para mim que tenho 1,90 m de altura, os acentos estavam confortáveis, não viajei tão apertado assim.


Mas em relação aos ônibus da Andorinha, são ótimos, espaçosos e muito confortáveis !


MOMENTO INESQUECÍVEL


Bom, como essa vai ser uma série de relatos de todas as cidades que passei, vou falar primeiramente sobre a primeira cidade que fiquei, por 2 dias, que foi a cidade de Santa Cruz . 

Em relação a cidade, foi quando subi a igreja do Plaza del Armas da cidade (praça Principal da cidade, que fica no centro) e vi a Plaza de cima, e toda a extensão da cidade ! Realmente muito bonito e marcante !! Além da igreja construída pelos espanhóis !! Muito bom.


LUGARES IMPERDÍVEIS


Bom, em Santa Cruz de La Sierra, não se tem muita coisa que conhecer, principalmente para nós mochileiros ! Eu basicamente andei pelo centro, e Fiquei no Hostel ! Mas Agora vou falar sobre os dois.


A Plaza del armas de Sta. Cruz é muito bonita, e vale a pena passar uma tarde lá, chupando um sorvete, vendo o movimento e os hábitos dos Bolívianos. Entrar na Igreja da Praça, pois é belíssima!

Como perdi minha câmera, vou ficar devendo as fotos da Praça !!!


HOSPEDAGEM 

Bom, agora bora falar do Hostel Jodanga, a única coisa Boa, para um mochileiro em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia !!! 

Jodanga é um hostel para Backpacker’s !! E como um bom hostel de Mochileiros, sempre lotado de gente de todo o mundo !!! Ao chegar lá eu não tinha realizado reserva, e quase que não consigo lugar no Hostel. Mas por sorte divina, consegui !! 

É um hostel muito bem cuidado, limpo, aconchegante e com uma piscina maravilhosa, por que em Sta. Cruz faz um calor INFERNAL (é sério). 

 

Além de uma mesa de sinuca e um bar, muito bacana, com várias bebidas.




Se eu não me engano, toda quarta tem um Churras, que custa 80 bolivianos, e que, por experiência própria, vale a pena hein !!!
 

Além da galera que tu conhece. Quando estava lá, conheci umas brasileiras, Chilenos, Italianos, Argentinos, Australianos, Americanos, Ingleses, Alemães e por ai vai !!!

Otto (Brasuca) Soniie Daye ( Americana) e Eu !
Chilenos !!!

E por que perdi minha câmera, não tenho mais fotos !! hehehe =(
Pra quem vai pra lá, faça reserva antes no site http://www.jodanga.com/ , que tenho certeza que não vai se arrepender !



DICAS
Não deixe de ficar no hostel Jodanga !

E na Mala, ai depende muito ! Por exemplo, se for para um lugar frio, tem que levar roupa de frio, certo ?

Eu, geralmente em minhas viagens de mochila, levo roupar para uma semana no máximo, e uma blusa de frio boa, que aguente as temperaturas !!

Mas se tu for no inverno para a Bolívia, ai, leve uma grana para comprar roupas lá ! Lá é muito barato ! Eu comprei uma jaqueta muito boa por 90 reais ! Fui ver o preço aqui no Brasil, estava 300 !! oO !!! 

Não leve muita roupa, por que, em todos os lugares que tu for, hosteis, cidades turísticas e tal, tu pode mandar lavar roupa !!!


ALIMENTAÇÃO
Bom, Na Bolívia é bem complicada a alimentação !! Não tanto pelos preços, porque tu consegue almoçar com 4 reais, sem problema !! É a questão da Higiene !!!

Então, tomei muito cuidado com isso, mas existiam lugares que tu simplesmente confia em Deus e come !! hehehe

Uma boa refeição na Bolívia custa em torno de 10 a 30 Bolivianos ! 1 Real é igual a 3 bolivianos, só para tu ter noção !!!

Eu comia em restaurantes de bairro, e vários outros locais onde a população local come !! 

Uma dica Boa é comer nos mercados municipais !! No começo é difícil, mas vocês se acostuma !



RAPIDINHA

1. Praça: Em todas as cidades na Bolívia, Vá ao Plaza Central !
2. Não deixar de conhecer: Catedral da Plaza del Armas

3. Museu: Tem um Museu dentro da Catedral, vale a pena conferir !


4. Bebida: Coca Cola :P


5. Comida Típica: Pollo con Papas ( Frango com Batata)

6. Ponto Turístico: Plaza !

7. Ponto Alto da Viagem: Ficar no Hostel e passar a tarde na Plaza !

8. Ponto Baixo da Viagem: Calorrrrr


Então galera, essa é a primeira parte da experiência do Mauro.
Espero que tenham gostado...

Amanhã sai a segunda parte.
Acreditem: TEM MUITA COISA BACANA.

FIQUEI MORRENDO DE VONTADE DE IR PARA UMA AVENTURA DESSAS!


“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Timóteo 1:7″


Você já esteve em Santa Cruz? 
Então conte-nos a sua experiência.

Até amanhã pessoal...



Nenhum comentário:

Postar um comentário